CURSOS DE TEATRO PARA ADULTOS

A partir de 18 anos de idade

Horários 2025

TURMAS CICLO 1

Segundas-feiras: das 19h30 às 22h (com Vanessa Corina)
Terças-feiras: das 19h30 às 22h (com ErtaAle)
Quartas-feiras: das 19h30 às 22h (com Zime)

Segundas-feiras: das 19h30 às 22h (com ErtaAle)
Quartas-feiras: das 19h30 às 22h (com ErtaAle)

Terças-feiras: das 19h30 às 22h (com Vanessa Corina)

Para mulheres cis ou trans, com ou sem experiência em teatro.

Quartas-feiras: das 19h30 às 22h (com Vanessa Corina)

Para pessoas com ou sem experiência em teatro.


Sábados/manhã: das 9h30 às 12h (com Vanessa Corina e ErtaAle)
Sábados/tarde: das 14 às 16h30 (com Zime e Vanessa Corina)

Metodologia

A nossa metodologia psicodinâmica desenvolvida ao longo de 29 anos e sempre em transformação a partir da poética dos diretores da escola, leva em consideração o tempo de cada estudante e também o tempo do grupo dentro das estruturas criativas que vão se desenhando durante o processo.

A escola cuida para que os estudantes tenham acesso aos conhecimentos teatrais degrau por degrau, sem pular etapas.  Além disso, trabalhamos com aulas em dois espaços diferentes, trazendo maior versatilidade e repertório para o trabalho da atriz e do ator.

Os cursos regulares funcionam em ciclos de aprendizagem, que duram um ano.

Ciclo é uma palavra com origem no termo grego kýklos, que significa uma série de fenômenos cíclicos, ou seja, que se renovam de forma constante.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Experimentação da metodologia pé no palco: a prática, a fundamentação e a poética da escola

Firma-se este CICLO na descoberta da confluência entre a consciência da individualidade criativa e sua singularidade psicofísica, com a prontidão para o trabalho no coletivo. Trata-se de um curso essencialmente prático, que coloca os participantes frente à arte de representar, num ângulo renovador e libertário, que encara o teatro como poderoso instrumento de transformação.

Primeiro Semestre

LABORATÓRIO DO CORPO ESTÉTICO:
Os pontos energéticos do corpo e sua influência no estado de presença dilatada no palco, perspectivas do olhar do ator, tensão e relaxamento corporal, espacialidade e decisão na cena, qualidades de ação, impulso e contenção, composição física, partitura corporal; voltado para o conceito “inteireza” do ator e da atriz na sua capacidade expressiva.

LABORATÓRIO DO JOGO:
Treinos de interação, criatividade, imaginação, improvisação, texto e jogo, cena e jogo, intuição, ética e estética, convivência criativa.

LABORATÓRIO DA RESPIRAÇÃO:
Relação entre personagem, estado, pensamento e respiração. Treino de transição de emoções como choro, riso, tristeza, alívio, etc. Respiração e presença.

LABORATÓRIO DA VOZ:
Treinamento de emoção, intenção, ênfase, projeção e estética vocal através de aquecimentos vocais, pesquisa de possibilidades da voz, diálogos e monólogos espontâneos.

MOSTRA DE PROCESSO ABERTA AO PÚBLICO:
Ao final do primeiro semestre a turma se exercita na construção de uma sequência de cenas e situações que tem por base os exercícios e resultados criativos das vivências pessoais e de grupos.

Segundo Semestre

TEXTO TEATRAL:
O aprofundamento da pesquisa do ator na construção do personagem ou narrador: intenção, voz, respiração, subtexto, escolha de movimento, presença, verdade cênica, gráfico da personagem.

LABORATÓRIO DE “MONTAGEM”:
Desenvolvimento de uma peça teatral com direção dos professores da turma que ficará em temporada no Espaço Fantástico. O momento de encontro com a plateia substancia o saber adquirido e comprova que o teatro só se realiza com a presença do público.

Bibliografias indicadas:

Peixoto, Fernando: O que é teatro.
Carvalho, Ênio: O que é Ator.
Janô, Antonio Januzelli: A aprendizagem do ator.
Stoklos, Denise: Teatro Essencial.
OIda, Yoshi: O ator invisível
Boal, Augusto: Teatro do Oprimido
Spolin, Viola: Improvisação para o teatro

Stanislavski, Constantin: A preparação do Ator e A Construção da Personagem

Além dessas obras indicamos também a leitura de dramaturgias clássicas e contemporâneas.

EXPERIMENTAÇÃO AVANÇADA DO TRABALHO NO PALCO: APROFUNDAMENTO DOS CONCEITOS E NOVAS DESCOBERTAS

A continuidade do aprendizado prevê uma revisão consciente de todo o aprendizado inicial em que a autonomia e reconhecimento do potencial criativo se revelam, aparecendo o estilo e a forma singular de cada aluno apropriar-se da técnica, tornando-se o ponto de partida para novos saltos.

Primeiro Semestre

LABORATÓRIO DO CORPO ESTÉTICO:
Os pontos energéticos do corpo e o aprofundamento de uma presença dilatada no palco em práticas cênicas e em jogos de improvisação. As perspectivas do olhar no subtexto da personagem. Tensão e relaxamento corporal na construção de partituras físicas, qualidades de ação da personagem, impulso e contenção na contracena.

LABORATÓRIO DO JOGO:
Treinos de sinergia, visão periférica, improviso e intuição (Técnicas de View Points), convivência criativa com contracena.

LABORATÓRIO DA RESPIRAÇÃO:
A respiração como ação. Aprofundamento da relação entre personagem, pensamento e respiração. Situações limites na respiração. Respiração e vida no teatro.

LABORATÓRIO DA VOZ:
Estética da voz, pontos de apoio para diferentes projeções vocais, exercícios de familiaridade com a voz ampliada para uma projeção “natural”. Continuidade do treinamento de emoção, intenção, ênfase e estética vocal através de aquecimentos vocais, pesquisa de possibilidades da voz, diálogos e monólogos espontâneos.

LABORATÓRIO DA CENA:
Metáforas e símbolos no teatro, encenação de recortes dramatúrgicos, marcação no espaço e estética, repetição e verdade cênica, possibilidades espaciais da cena, pesquisa do objeto na cena, cenografia e significado.

MOSTRA DE PROCESSO ABERTA AO PÚBLICO:
Ao final do primeiro semestre a turma se exercita na construção de uma sequência de cenas que tem por base os exercícios e resultados criativos das vivências em grupos ou das buscas realizados para a montagem de final de ano.

Segundo Semestre

TEXTO TEATRAL:
Compreensão e estudo do texto dramático para encenação. Aprofundamento da pesquisa do ator na construção da personagem e na atmosfera da cena a partir do texto. Memorização, tempo e ritmo do texto, leitura dramática e camadas da voz na interpretação.

MONTAGEM:
Decisão, composição de cenas, ensaios dirigidos, o papel do diretor no espetáculo teatral, repetição e presença, verdade cênica e respiração. Marcação no espaço. Desenvolvimento de uma peça teatral com direção dos professores da turma que ficará em temporada no Espaço Cultural Pé no Palco no final do ano.

Bibliografias indicadas:

Bogart, Anne. A Preparação do Diretor. O livro dos Viewpoints
Bonfitto, Matteo: O ator Compositor
Grotowski, Jerzy: Em busca de um Teatro Pobre
Barba, Eugenio: A Canoa de Papel, O Teatro Antropológico
Stanislavski, Constantin: Obras
Brecht, Bertolt. Pequeno Organon para o Teatro, Teoria do Teatro Épico.
Meyerhold, Vsevolod. Teorias sobre Biomecânica Teatral

Além dessas obras indicamos também a leitura de dramaturgias clássicas e contemporâneas.

APRIMORAMENTO TÉCNICO E SENSÍVEL POR MEIO DE PROPOSTAS DE PESQUISA E INVESTIGAÇÕES DE LINGUAGENS CÊNICAS CONTEMPORÂNEAS:

O processo de montagem, além de questões técnicas do teatro aborda também temas como pensamento e ação em grupo, presença magnética do ator, relação do ator com a direção teatral, autonomia, empatia, intuição criativa e a expressão performática.

Os signos teatrais como sonoplastia, cenário, figurino, maquiagem, adereços de cena, iluminação, produção entram como parte do processo de aprendizado, voltados à busca de melhores soluções dentro do tempo e contexto estético, escolhidos para a montagem.

O foco do ciclo 3 (aprimoramento) é acolher atrizes/atores com a experiencia mínima de dois anos, que estejam no processo de profissionalização ou já sejam profissionais e sintam necessidade de um engajamento maior e mais profundo em sua carreira artística!

Profissionalização:

Para profissionalização, o estudante precisa comprovar três anos consecutivos de estudo teatral, com apresentação de um espetáculo por ano para então participar do processo de banca de profissionalização promovida pelo SATED-PR, para adquirir o seu DRT. 

A preparação específica para a banca não está inclusa no curso mas pode ser contratada por estudantes que desejarem direção individual para o processo. 

Desenvolvimento pessoal:

O curso também é voltado para pessoas que não desejam a profissionalização, mas buscam desenvolvimento pessoal. 

Bibliografias indicadas:

Bogart, Anne. A Preparação do Diretor. O livro dos Viewpoints
Bonfitto, Matteo: O ator Compositor
Grotowski, Jerzy: Em busca de um Teatro Pobre
Barba, Eugenio: Queimar a casa: origens de um diretor
Stanislavski, Constantin: Obras
Brecht, Bertolt. Pequeno Organon para o Teatro, Teoria do Teatro Épico.
Autaud, Antonin. O Teatro e seu Duplo
Brook, Peter. O Espaço Vazio
Boal, Augusto. Teatro do Oprimido, Jogos para Atores e Não-Atores
Tadashi, Suzuki. O Método Suzuki de Treinamento do Ator

Além dessas obras indicamos também a leitura de dramaturgias clássicas e contemporâneas.