Segundas-feiras: das 19h30 às 22h (com Vanessa Corina)
Terças-feiras: das 19h30 às 22h (com ErtaAle)
Quartas-feiras: das 19h30 às 22h (com Zime)
Segundas-feiras: das 19h30 às 22h (com ErtaAle)
Quartas-feiras: das 19h30 às 22h (com ErtaAle)
Terças-feiras: das 19h30 às 22h (com Vanessa Corina)
Para mulheres cis ou trans, com ou sem experiência em teatro.
Quartas-feiras: das 19h30 às 22h (com Vanessa Corina)
Para pessoas com ou sem experiência em teatro.
Sábados/manhã: das 9h30 às 12h (com Vanessa Corina e ErtaAle)
Sábados/tarde: das 14 às 16h30 (com Zime e Vanessa Corina)
A nossa metodologia psicodinâmica desenvolvida ao longo de 29 anos e sempre em transformação a partir da poética dos diretores da escola, leva em consideração o tempo de cada estudante e também o tempo do grupo dentro das estruturas criativas que vão se desenhando durante o processo.
A escola cuida para que os estudantes tenham acesso aos conhecimentos teatrais degrau por degrau, sem pular etapas. Além disso, trabalhamos com aulas em dois espaços diferentes, trazendo maior versatilidade e repertório para o trabalho da atriz e do ator.
Os cursos regulares funcionam em ciclos de aprendizagem, que duram um ano.
Ciclo é uma palavra com origem no termo grego kýklos, que significa uma série de fenômenos cíclicos, ou seja, que se renovam de forma constante.
Firma-se este CICLO na descoberta da confluência entre a consciência da individualidade criativa e sua singularidade psicofísica, com a prontidão para o trabalho no coletivo. Trata-se de um curso essencialmente prático, que coloca os participantes frente à arte de representar, num ângulo renovador e libertário, que encara o teatro como poderoso instrumento de transformação.
LABORATÓRIO DO CORPO ESTÉTICO:
Os pontos energéticos do corpo e sua influência no estado de presença dilatada no palco, perspectivas do olhar do ator, tensão e relaxamento corporal, espacialidade e decisão na cena, qualidades de ação, impulso e contenção, composição física, partitura corporal; voltado para o conceito “inteireza” do ator e da atriz na sua capacidade expressiva.
LABORATÓRIO DO JOGO:
Treinos de interação, criatividade, imaginação, improvisação, texto e jogo, cena e jogo, intuição, ética e estética, convivência criativa.
LABORATÓRIO DA RESPIRAÇÃO:
Relação entre personagem, estado, pensamento e respiração. Treino de transição de emoções como choro, riso, tristeza, alívio, etc. Respiração e presença.
LABORATÓRIO DA VOZ:
Treinamento de emoção, intenção, ênfase, projeção e estética vocal através de aquecimentos vocais, pesquisa de possibilidades da voz, diálogos e monólogos espontâneos.
MOSTRA DE PROCESSO ABERTA AO PÚBLICO:
Ao final do primeiro semestre a turma se exercita na construção de uma sequência de cenas e situações que tem por base os exercícios e resultados criativos das vivências pessoais e de grupos.
TEXTO TEATRAL:
O aprofundamento da pesquisa do ator na construção do personagem ou narrador: intenção, voz, respiração, subtexto, escolha de movimento, presença, verdade cênica, gráfico da personagem.
LABORATÓRIO DE “MONTAGEM”:
Desenvolvimento de uma peça teatral com direção dos professores da turma que ficará em temporada no Espaço Fantástico. O momento de encontro com a plateia substancia o saber adquirido e comprova que o teatro só se realiza com a presença do público.
Peixoto, Fernando: O que é teatro.
Carvalho, Ênio: O que é Ator.
Janô, Antonio Januzelli: A aprendizagem do ator.
Stoklos, Denise: Teatro Essencial.
OIda, Yoshi: O ator invisível
Boal, Augusto: Teatro do Oprimido
Spolin, Viola: Improvisação para o teatro
Stanislavski, Constantin: A preparação do Ator e A Construção da Personagem
Além dessas obras indicamos também a leitura de dramaturgias clássicas e contemporâneas.
A continuidade do aprendizado prevê uma revisão consciente de todo o aprendizado inicial em que a autonomia e reconhecimento do potencial criativo se revelam, aparecendo o estilo e a forma singular de cada aluno apropriar-se da técnica, tornando-se o ponto de partida para novos saltos.
LABORATÓRIO DO CORPO ESTÉTICO:
Os pontos energéticos do corpo e o aprofundamento de uma presença dilatada no palco em práticas cênicas e em jogos de improvisação. As perspectivas do olhar no subtexto da personagem. Tensão e relaxamento corporal na construção de partituras físicas, qualidades de ação da personagem, impulso e contenção na contracena.
LABORATÓRIO DO JOGO:
Treinos de sinergia, visão periférica, improviso e intuição (Técnicas de View Points), convivência criativa com contracena.
LABORATÓRIO DA RESPIRAÇÃO:
A respiração como ação. Aprofundamento da relação entre personagem, pensamento e respiração. Situações limites na respiração. Respiração e vida no teatro.
LABORATÓRIO DA VOZ:
Estética da voz, pontos de apoio para diferentes projeções vocais, exercícios de familiaridade com a voz ampliada para uma projeção “natural”. Continuidade do treinamento de emoção, intenção, ênfase e estética vocal através de aquecimentos vocais, pesquisa de possibilidades da voz, diálogos e monólogos espontâneos.
LABORATÓRIO DA CENA:
Metáforas e símbolos no teatro, encenação de recortes dramatúrgicos, marcação no espaço e estética, repetição e verdade cênica, possibilidades espaciais da cena, pesquisa do objeto na cena, cenografia e significado.
MOSTRA DE PROCESSO ABERTA AO PÚBLICO:
Ao final do primeiro semestre a turma se exercita na construção de uma sequência de cenas que tem por base os exercícios e resultados criativos das vivências em grupos ou das buscas realizados para a montagem de final de ano.
TEXTO TEATRAL:
Compreensão e estudo do texto dramático para encenação. Aprofundamento da pesquisa do ator na construção da personagem e na atmosfera da cena a partir do texto. Memorização, tempo e ritmo do texto, leitura dramática e camadas da voz na interpretação.
MONTAGEM:
Decisão, composição de cenas, ensaios dirigidos, o papel do diretor no espetáculo teatral, repetição e presença, verdade cênica e respiração. Marcação no espaço. Desenvolvimento de uma peça teatral com direção dos professores da turma que ficará em temporada no Espaço Cultural Pé no Palco no final do ano.
Bogart, Anne. A Preparação do Diretor. O livro dos Viewpoints
Bonfitto, Matteo: O ator Compositor
Grotowski, Jerzy: Em busca de um Teatro Pobre
Barba, Eugenio: A Canoa de Papel, O Teatro Antropológico
Stanislavski, Constantin: Obras
Brecht, Bertolt. Pequeno Organon para o Teatro, Teoria do Teatro Épico.
Meyerhold, Vsevolod. Teorias sobre Biomecânica Teatral
Além dessas obras indicamos também a leitura de dramaturgias clássicas e contemporâneas.
O processo de montagem, além de questões técnicas do teatro aborda também temas como pensamento e ação em grupo, presença magnética do ator, relação do ator com a direção teatral, autonomia, empatia, intuição criativa e a expressão performática.
Os signos teatrais como sonoplastia, cenário, figurino, maquiagem, adereços de cena, iluminação, produção entram como parte do processo de aprendizado, voltados à busca de melhores soluções dentro do tempo e contexto estético, escolhidos para a montagem.
O foco do ciclo 3 (aprimoramento) é acolher atrizes/atores com a experiencia mínima de dois anos, que estejam no processo de profissionalização ou já sejam profissionais e sintam necessidade de um engajamento maior e mais profundo em sua carreira artística!
Para profissionalização, o estudante precisa comprovar três anos consecutivos de estudo teatral, com apresentação de um espetáculo por ano para então participar do processo de banca de profissionalização promovida pelo SATED-PR, para adquirir o seu DRT.
A preparação específica para a banca não está inclusa no curso mas pode ser contratada por estudantes que desejarem direção individual para o processo.
O curso também é voltado para pessoas que não desejam a profissionalização, mas buscam desenvolvimento pessoal.
Bogart, Anne. A Preparação do Diretor. O livro dos Viewpoints
Bonfitto, Matteo: O ator Compositor
Grotowski, Jerzy: Em busca de um Teatro Pobre
Barba, Eugenio: Queimar a casa: origens de um diretor
Stanislavski, Constantin: Obras
Brecht, Bertolt. Pequeno Organon para o Teatro, Teoria do Teatro Épico.
Autaud, Antonin. O Teatro e seu Duplo
Brook, Peter. O Espaço Vazio
Boal, Augusto. Teatro do Oprimido, Jogos para Atores e Não-Atores
Tadashi, Suzuki. O Método Suzuki de Treinamento do Ator
Além dessas obras indicamos também a leitura de dramaturgias clássicas e contemporâneas.
O Pé no Palco é um lugar para se fazer teatro prazerosamente.
Rua Riachuelo, 274 (entrada pelo estacionamento – Presidente Faria, 333)
Rua Trajano Reis, 41
Por POMO Agência <3
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