CONHEÇA NOSSA EQUIPE

VANESSA CORINA

Gestora, supervisora e coordenadora geral do Pé no Palco.

Vanessa Corina é diretora de teatro, atriz e arte educadora. Integra a equipe principal do Pé no Palco desde 1999 e participou de vários espetáculos da Companhia de Teatro Pé no Palco, entre eles: O Conto da Ilha Desconhecida, Rumo à Terra, O Amor seja como for, Agreste, entre tantos outros. Nos Cursos Livres de Teatro destaca-se com as montagens concebidas para o Festival de Teatro de Curitiba, entre estas montagens estão:  Plágio; Meu Sonho é Participar de um Filme de Pedro Almodóvar; A Hora da Estrela e Medeias e Desmedeias, Mantenha Fora do Alcance do Bebê e Como Nossos Pais.

Em seu percurso pelos palcos já atuou como atriz em mais de 20 peças de teatro e dirigiu mais de 50 espetáculos.

Participou também como arte educadora de diversos projetos sociais do Palco Escola. Dirigiu diversos espetáculos das turmas de crianças, adolescentes e jovens e em 2015 obteve juntamente com toda a equipe do Palco Escola o Prêmio Itaú Social-Unicef – 11ª edição (primeiro lugar na categoria médio porte).

É conhecida por suas produções profundas e compromissadas com a transformação social, tem raízes em inspirações literárias de grandes nomes como Clarice Lispector, Hilda Hilst e Ailton Krenak. Em 2023, dirigiu o espetáculo Nave Mãe e recebeu três indicações ao Troféu Gralha Azul. Os últimos espetáculos que dirigiu foram: Clarice Inspira Sim (2018); Fico Besta quando me entendem (2019); A Revolução das Mulheres (2020); Admirável Futuro Novo (2022) e Nave Mãe (2022). Foi contemplada através do edital de Ocupação do Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge com o espetáculo inédito Ela Não Pode Gritar, de Virginia Wolf e fará estreia em 2025.  

Para a montagem de todos esses espetáculos que já dirigiu Vanessa Corina trouxe toda sua vivência adquirida em seus mais de 20 anos de direção, aliada às suas pesquisas com tecnologia na cena, criação teatral em espaços não-convencionais, dramaturgia da fragmentação a partir da literatura e textos autorais, sensibilidade, emoção e afetividade como recurso na preparação de atrizes e atores, além do inconformismo e inquietude que sempre acompanha seu verbo e seus movimentos.

ERTAALE (ALEXANDRE BONIN)

Gestor, supervisor, coordenador geral e arte educador do Pé no Palco.

ErtaAle é ator, diretor, músico e arte educador. Atualmente é gestor e coordenador geral dos Cursos Livres de Teatro Pé no Palco. Sua carreira iniciou na Companhia de Teatro Pé no Palco onde trabalhou profissionalmente em mais de 20 espetáculos. Ao longo de todos esses anos dirigiu mais de 80 espetáculos da escola de teatro Pé no Palco.  

Como ator, destaques para A Morte de Ivan Ilitch (2023/espetáculo presencial e 2020/espetáculo virtual); Admirável Futuro Novo, contemplado pelo edital do teatro Cleon Jacques (2022) e Nave Mãe contemplado pelo Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba (2022), com direção de Vanessa Corina, da Sim Companhia de Teatro. Neste último foi indicado ao Troféu Gralha Azul como ator coadjuvante. 

Participa também como arte educador de diversos projetos sociais do Palco Escola. Dirigiu diversos espetáculos das turmas de crianças, adolescentes e jovens e em 2015 obteve juntamente com toda a equipe do Palco Escola o Prêmio Itaú Social-Unicef – 11ª edição (primeiro lugar na categoria médio porte).

Como diretor teatral, destaque para a banda Vulcaniotica, grupo em que pesquisa de forma ininterrupta (desde 2013) o hibridismo de linguagens artísticas, tendo sido selecionado para diversos festivais de música no Brasil, entre eles, Psicodália (SC), Forró da Lua Cheia (SP) e Libélula(PR). 

Espetáculos premiados: O conto da ilha Desconhecida, Olho D´água e Rumo à Terra, ambos com direção de Fátima Ortiz.

Principais Pesquisas de ErtaAle no Palco: Dilatação da presença e magnetismo na cena; hibridismo entre teatro e música; dramaturgia e construção de textos autorais e estética da transgressão (arte e política – abismos, riscos e danos).

Zime (Valéria Zimermann)

Coordenadora pedagógica, comunicadora e arte educadora do Pé no Palco.

Graduada em Licenciatura em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná (2009). Especialista em Poéticas Visuais pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2014). É diretora teatral e atriz (DRT 34667). Coordenadora Pedagógica, professora e diretora teatral dos Cursos Livres de Teatro da Escola Pé no Palco desde 2016. 

Integrante da SIM Companhia de Teatro, faz parte do elenco fixo das peças Admirável Futuro Novo e Nave Mãe pela qual recebeu indicação ao prêmio Gralha Azul de melhor atriz coadjuvante em 2023. 

Pesquisadora continuada de técnicas de partitura de ações físicas a partir de estudos sobre Antropologia Teatral, além de desenvolver há mais de 10 anos uma pesquisa de hibridismo entre música e teatro.

ALINI MARIA

Arte educadora do Pé no Palco.

É formada pela escola Pé no Palco onde trabalha como docente desde 2016. Bacharel em Teatro pela PUCPR e graduanda em Pedagogia PUCPR. Tem uma pesquisa voltada pra o ensino do teatro para crianças e adolescentes e já trabalhou como atriz em diversos espetáculos voltados ao público infantil.

Em sua formação também passou por vivências de Método Suzuki com Kameron Steele (EUA) e com Janaína Matter (BR), Pesquisa permanente em Audiovisual no CINELAB com o Professor Marcelo Munhoz, Andreia Cavalcanti (RJ), Michelle Pucci, Alexandre Rodrigues, Cacá Santini e Wagner Feriatto (RJ), Ana Kfouri (SP). Voz e Teatro Contemporâneo com Rosana Stávis e Marcos Damaceno; Semana da Voz com Francesca Della Monica (Italia).

Permeia por algumas companhias da cidade como a Companhia Pé no Palco com o Espetáculo para Crianças O Olho d’àgua; A História de Pã; Espetáculo Agreste-Malva Rosa, texto de Newton Moreno; O Conto da Ilha Desconhecida, texto de José Saramago; Rumo à Terra de Walt Whitman, todos com direção de Fátima Ortiz. Sim Companhia de Teatro com a pesquisa de autoras como Clarice Lispector e Hilda Hilst e Virgínia Woolf. Companhia Pathos, onde apresentou em diversos festivais do País. E Rás companhia de Arte pesquisando linguagens híbridas na construção de um Espetáculo.

TALYSSA MENDES

Arte educadora do Pé no Palco.

Talyssa Mendes é atriz e arte-educadora. Realizou formação nos cursos de teatro do Espaço Cultural Pé no Palco e do Espaço Excêntrico Mauro Zanatta.

É professora de teatro há mais de 10 anos e atualmente ministra aulas para crianças na rede particular de ensino e no Projeto sociocultural Palco Escola.

É pesquisadora do corpo e movimento no desenvolvimento da infância e da adolescência. Possui graduação em Biologia pela PUC-PR e especialização em Psicologia Corporal pelo Instituto Reichiano de Psicologia Clínica.

Pé no Palco conta também com a parceria de artistas docentes:

Fátima Ortiz

Pedro Bonacin

Guilherme Jacon

Conde Baltazar (Alexandre Zampier)