O desafio era esse: dar vida novamente ao espetáculo Viúva, Porém Honesta, de Nelson Rodrigues. A primeira tentativa foi lá em 2019. Estava tudo pronto para a estreia, mas veio a pandemia e acabou com a nossa festa.
Agora, com um novo elenco – uma galera parceira de outra aventura, (Como Nossos Pais – Vítor Portela, Lucas Ribeiro, Nina Maftum, Jordana Botelho, Giovana Monteiro, Eduardo Soltoski), mais alguns integrantes da primeira versão (Iris Sévla, Rafael Benevides, Luiz Henrique Martins, Fábio Oneda, Rodrigo Cordeiro) e a presença de uma amiga e um amigo querido de outras jornadas teatrais (Ana Raggio e Leon Adan), reunimos uma trupe apaixonante e nos jogamos em uma aventura deliciosa, cheia de reviravoltas no tempo e no espaço.
Desde o início, tínhamos algumas pistas: eu sabia que não queria aquele Nelson Rodrigues mais clássico, com cara de teatro de gabinete. Queria uma peça despojada, brincante, com frescor. E olha… acho que encontramos um caminho legal.
Com um elenco afiadíssimo de 13 artistas, cada um trazendo um tempero único, criamos personagens tão vivos e magnéticos que é impossível não se apaixonar. Ivonete, nossa viúva fiel ao marido morto, e toda sua maluca patota vão arrancando risadas e reflexões enquanto o absurdo só cresce em cena. É a boa e velha farsa rodrigueana, mas com um olhar novo, leve e cheio de ironia, perfeito para cutucar o patriarcado, os bons costumes e a família tradicional brasileira.
E tem o nosso músico e ator querido Leon Adan! Que presente foi ter ele com a gente. Deu até oficina de batuque pra gente. O samba tocado ao vivo trouxe uma vibração única, cheia de calor e energia. A música virou praticamente um personagem, conectando tudo e deixando a plateia sacudindo junto.
Essa peça transborda carisma. É aquele tipo de espetáculo que vai além do palco, que invade o coração da plateia. Eu não poderia estar mais feliz com o resultado e, principalmente, com essa equipe que arrebenta em cada cena. Ah, eu sou completamente apaixonada por essa galera!
Agora, é hora de dar mais um passo. Estaremos no Festival de Teatro de Curitiba – Mostra Fringe em 2025, prontos para viver novas aventuras. E olha, se depender desse elenco potente e do público que lotou nossas primeiras apresentações, a segunda temporada será uma delícia! Bora levar Viúva, Porém Honesta para o Festival. Dessa vez, sem nenhum imprevisto para nos parar! Que assim seja!
Vanessa Corina (diretora artística do espetáculo)